A hora da estrela de Clarice Lispector

 

Clarice Lispector
(1920-1977)

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.”


 

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, em 1920. Porém, já em 1922, veio ao Brasil com sua família, que fugia da Guerra Civil Russa e da perseguição crescente aos judeus na Europa. A autora passou boa parte da infância em Recife, capital de Pernambuco (a escritora se considerava, por toda sua vida, pernambucana), e sua vida adulta foi predominantemente vivida no Rio de Janeiro. Lispector também foi jornalista e exerceu funções diplomáticas. Suas crônicas, publicadas nos jornais da época e posteriormente reunidas em livros.

 Desde pequena, Clarice estudou várias línguas (português, francês, hebraico, inglês, iídiche) e teve aulas de piano. Era boa aluna na escola e gostava de escrever poemas. Fez cursos de antropologia e psicologia e, em 1940, publica seu primeiro conto, intitulado “Triunfo”.

Enquanto escritora de obras literárias, Clarice Lispector alcançou grande importância como uma das fundadoras da literatura intimista no Brasil, tornando-se uma das prosadoras mais lidas do país. No ano de 1977, vitimada por um câncer, a autora faleceu na cidade carioca, deixando dois filhos e uma vasta obra que marcaria para sempre a literatura brasileira.



Obras

Conhecida como uma das melhores escritoras brasileiras, Clarice escreveu romances, contos, crônicas, literatura infantil:
                                                                      
Perto do Coração Selvagem (1943)
Laços de Família (1960)
A Legião Estrangeira (1964)
A Paixão segundo G.H. (1964)
Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (1969)
O Ovo e a Galinha (1977)
A Hora da Estrela (1977)

Comments

Popular Posts